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Spotify exemplifica a nova era de escalar um negócio. Ela lançou um serviço de streaming de música no final de 2008, ultrapassou 1 milhão de clientes no início de 2011 e hoje oferece a 248 milhões de usuários ativos mensais em 79 mercados acesso a mais de 50 milhões de músicas e podcasts.

Isso é hipercrescimento impulsionado pela tecnologia pelo padrão de qualquer pessoa. Igualmente impressionante, porém, é a forma como o Spotify continua inovando sua oferta, aderindo aos princípios duradouros para o crescimento e manutenção de um negócio de sucesso: Preste atenção ao cliente. Encontre novas maneiras de encantá-los. Use sua vantagem comparativa, dobrando as coisas em que você é melhor e encontre bons parceiros para lidar com outros trabalhos. Concentre-se em dimensionar sua cultura, mesmo quando você dimensiona sua tecnologia.

Essas velhas verdades podem ser ainda mais urgentes na era digital. O streaming de áudio é um negócio competitivo, que exige desenvolvimento rápido de produtos, compreensão do cliente e ferramentas poderosas para coisas como recomendação, descoberta de música e conexão de pessoas. Além de ajudar as pessoas a encontrar novas músicas e podcasts, o Spotify ajuda os artistas a se conectarem com os fãs e a colaborarem uns com os outros.

O Google Cloud tem orgulho de apoiar a crescente diversificação e sucesso do Spotify. Em 2016, trabalhamos juntos para mover 1.200 serviços online e DAGs de processamento de dados (gráficos acíclicos direcionados), bem como 20.000 execuções diárias de tarefas, afetando mais de 100 equipes do Spotify, dos data centers do Spotify à nuvem. Hoje, os clientes do Spotify ouvem bilhões de reproduções diárias de música e podcasts aproveitando a rede global do Google Cloud.

Ao empregar serviços automatizados e amigáveis ao desenvolvedor no Google Cloud, as equipes do Spotify podem se concentrar melhor em seu negócio principal, ao mesmo tempo em que obtêm acesso a serviços, como análise de dados, nos quais pode crescer.

“O Google Cloud remove grande parte da complexidade operacional do nosso ecossistema. Isso libera tempo”, disse Tyson Singer, vice-presidente de tecnologia e plataforma do Spotify. “Podemos iterar mais rapidamente nas principais necessidades, como insights de dados e aprendizado de máquina. Ter a infraestrutura gerenciada para nós, sem os detalhes de menor valor, simplifica nossa capacidade de nos concentrarmos no que é importante para nossos usuários e oferecer a eles as experiências que eles conhecem e adoram no Spotify.”

O Spotify, não surpreendentemente, tem uma cultura muito voltada para a engenharia, com quase metade de sua equipe focada na construção, lançamento e manutenção de seus produtos. Com grandes escritórios de pesquisa e desenvolvimento em Boston, Gotemburgo, Londres, Nova York e Estocolmo, o tamanho de sua força de trabalho corresponde à escala global de seus negócios. Isso requer uma cultura de colaboração e execução rápida. No quarto trimestre de 2019, o Spotify registrou 271 milhões de usuários mensais e 124 milhões de assinantes Premium, um recorde, continuando sua história de crescimento global.

O uso eficaz de dados que preserva a privacidade do cliente, mesmo quando os serviços aumentam, é outra parte essencial do processo. Parte desse aumento vem de uma base de usuários crescente, mas ainda mais vem da compreensão efetiva da experiência do cliente no Spotify. O brilhantismo da engenharia que combina insights orientados por dados com experiências aprimoradas do cliente é cada vez mais fácil e rápido na nuvem.

Blocos de construção robustos que existem sobre armazenamento de dados, computação e serviços de rede essenciais ajudam a eliminar grande parte do incômodo de back-end no caminho para a criação de novos produtos. Os líderes de tecnologia do Spotify apontam para a importância particular do BigQuery, a ferramenta de análise de dados do Google Cloud, bem como do Pub/Sub, para um desenvolvimento mais rápido de aplicativos de software. O Dataflow, para análise de dados históricos e em tempo real, também foi particularmente útil.

Muitos desses dados vão para resolver a complicada questão da personalização de novas maneiras. A privacidade de dados está no centro das atividades de desenvolvimento do Spotify, pois busca oferecer aos amantes da música novas maneiras de encontrar os sons que amam e se conectar com os artistas. O podcasting, um esforço inovador recente, depende ainda mais da descoberta robusta para discernir coisas como tópicos, criadores e níveis de interesse do usuário.

Para os artistas, a capacidade de encontrar e se conectar com fãs ou trabalhar em novos materiais com outros músicos é outra dimensão da descoberta baseada em dados. Os artistas no Spotify têm acesso a painéis que permitem obter conhecimento sobre seus fãs e outros artistas, o que os ajuda a tomar decisões mais bem informadas sobre tudo, desde onde planejar sua próxima turnê até quando lançar seu próximo lançamento.

Em última análise, são as excelentes experiências do usuário que impulsionam um negócio. Somente no ano passado, o número de assinantes premium do Spotify cresceu 29%. A empresa credita o crescimento em novos mercados, bem como novos produtos inovadores, para o aumento.

Subjacente ao crescimento do Spotify está seu compromisso com a experimentação e inovação. Ser capaz de ir mais rápido e testar com mais eficiência um amplo espectro de novos recursos e ideias significa que o Spotify poderá concentrar seu DNA de criatividade e excelência em experiências ainda mais inovadoras para seus ouvintes satisfeitos.

Gratidão pela imagem:

https://open.spotify.com/

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